quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Dica para mim... quem sabe para você...

Tenho muita dificuldade em começar uma atividade física e fazer disto um hábito, não parando na semana seguinte, fiz um propósito deste ano levar isto a sério, ainda não consegui começar de fato, fui até à academia fiz avaliação física mas não comecei.

Como navegar na internet é muito mais fácil, acabei ficando por aqui mais um dia, e encontrei esta matéria que achei muito interessante, por isso quero compartilhar com vocês.


até mais
bjs


EXERCÍCIO FÍSICO: COMO COMEÇAR E NÃO DESISTIR?

Quando falamos em praticar uma atividade física é comum ouvir: “Eu não suporto fazer exercícios”, “Eu não sirvo para isso!” ou “Eu já tentei, mas não dá certo ir à academia”. Entretanto, seja qual for a sua idade ou peso, existe uma modalidade esportiva para você e mais, é possível se sentir bem praticando-a!

O segredo está em se preparar para não cair em armadilhas que o desestimulem neste desafio. Fique atento as seguintes dicas:

1- Para que você possa sentir os benefícios do exercício físico, é necessário que a prática seja regular. Então, é preciso fazer um compromisso com você mesmo para que a sua próxima tentativa tenha a duração mínima de 6 (seis) semanas. Se você persistir neste período inicial, é provável que depois não pare mais. Geralmente, aquelas pessoas que dizem que não conseguiram, desistem em média na segunda semana de treino! Sabe por quê?
2- Porque caem na armadilha da freqüência inadequada, isto é, exageram na duração e na quantidade de treinos durante o início e depois desistem. O período inicial é de adaptação e deve ter uma freqüência média de três vezes por semana com duração de trinta minutos ou até menos dependendo do caso. Acha pouco?


3- Mas é o tempo que seu organismo precisa para se acostumar sem prejuízos. Por isso, muito cuidado com os objetivos e metas que você se propõe! Elas precisam ser possíveis de serem realizadas dentro de determinado intervalo de tempo. Aquelas pessoas que desistiram, em geral, gostariam de ter ‘barriga de tanquinho’ em uma semana ou emagrecer todos os quilos que ganhou em alguns anos em apenas dez dias.


4- Convencido de um compromisso mais longo e de que a intensidade é gradativa, como escolher qual atividade praticar? Pense na atividade que mais pode te proporcionar prazer. Existem pessoas que têm afinidade com o meio aquático enquanto outras se incomodam com o efeito da água sobre a pele e os cabelos. Se você gosta, uma opção é a hidroginástica, ideal para quem quer evitar impacto nas articulações. Além de musculação e ginástica localizada, há uma variedade de aulas oferecidas na academia da AEM como atividades aeróbicas. Que tal a liberdade de pular naquela pequena cama elástica conhecida como Jump? Ou utilizar aquele degrau para subir e descer em uma aula de Step? Se você gosta de dançar, porque não fazer uma aula de Aerodança (Dança de Rua) ou Hip Hop? Para os fãs de lutas e artes marciais, que tal uma aula de Tae Boo?

5- Não sabia de todas estas modalidades? Pois tem também a aeróbica baseada em movimentos de capoeira e outras mais. Quer saber mais detalhes, procure a academia e saiba como inscrever-se. Se você já está inscrito, vá conhecer a aula que mais te interessou!

6- Ah, tem uma coisa muito importante: não desanime com o desempenho dos alunos que já fazem aula, porque eles começaram como você e desenvolveram habilidades. Procure conversar com que faz a algum tempo, é possível aprender algumas informações importantes, além de se integrar ao grupo e fazer novos amigos!


Augusto Amato Neto
Psicólogo (CRP 06/80945) Esportivo da AEM e mestrando em psicologia experimental pela USP.
E-mail: augustoamato@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário