sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Importante para a Saúde

Algumas informações inportantes que podem nos ajudar a melhorar nossa qualidade de vida, quanto ao funcionamento normal do intestino:

ÁGUA

Os que sofrem de obstipação intestinal, freqüentemente se esquecem de tomar água. Sem água, nada funciona bem, especialmente o intestino e os rins.

SEDENTARISMO
Caminhar também ajuda. O sedentarismo leva à obesidade que leva ao enfraquecimento da musculatura abdominal, diminuindo a força para evacuar.

FALTA DE FIBRAS NA DIETA
A lista a seguir apresenta os principais inimigos do bom funcionamento intestinal:

• leite;
• açúcar e doces (principalmente chocolate);
• farináceos refinados em excesso (pães, bolachas, biscoitos);
• carne vermelha;
• gorduras e frituras;
• batata; e
• arroz branco.

O leite merece destaque (negativo). Embora seja um alimento importantíssimo para o desenvolvimento da criança, freqüentemente os adultos não conseguem digeri-lo adequadamente, ocasionando gases (flatulência) e ressecamento intestinal.
Algumas frutas, embora saudáveis de maneira geral, são obstipantes, isto é, prendem o intestino. As principais são a maçã, banana maçã, caju e goiaba.
Os alimentos que favorecem o bom funcionamento intestinal são aqueles ricos em fibras que não são absorvidas, como as verduras (folhas verdes), algumas frutas (laranja, mexerica, manga, mamão, uva, ameixa, figo, abacate), alguns legumes como o brócolis, sementes (linhaça), milho, mel e coalhada natural.

Alimentos que soltam o intestino:

verduras, legumes, damasco, ameixa-preta, mamão, kiwi, laranja com bagaço e abacaxi, granola

Alimentos que prendem o intestino:


Batata, mandioquinha, inhame, arroz, banana-maçã, jabuticaba, maçã, goiaba, caqui, leite, chocolate, pão, bolachas, biscoitos, farinhas

Dicas dadas por especialistas :

Procure adotar uma dieta equilibrada. A falta de ingestão de fibras causa a prisão de ventre;
Coma as frutas sempre com o bagaço;
Ao contrário do que muita gente pensa, maçã não “prende” o intestino. A polpa “prende”, mas a casca “solta”; assim, a fruta é ótima para dar equilíbrio ao organismo;
Apesar de muito indicado, o mamão tem a mesma quantidade de fibras que diversas outras frutas. Varie;
Sempre comece a refeição com uma salada crua, que ajuda a movimentar o intestino;
Mastigue bem os alimentos;
Se você não gostar alimentos com fibras (verduras, legumes, frutas, cereais, sementes), substitua-os por suplementos à base de fibras, que podem ser encontrados em qualquer farmácia;
Beba quatro copos de água (pode substituir por suco ou chá) no período entre o café da manhã e o almoço e mais quatro entre o almoço e o jantar, ou seja, de 1,5 a 2 litros por dia. A água impede que as fezes fiquem ressecadas, o que torna mais difícil sua eliminação;
Tomar um copo de água gelada em jejum ajuda no movimento intestinal;
Iogurtes probióticos ajudam a regular a flora intestinal;
Óleo mineral ;
Exercício físico ajuda muito, pois “aumenta o peristaltismo, ou seja, estimula o movimento que o intestino faz para empurrar o bolo fecal em direção ao reto”, explica a nutricionista Sandra Romaro, da Ipanema Sport Site Club, no Rio de Janeiro;
Respeite a vontade natural do organismo de evacuar. Não retarde a ida ao banheiro;

OUTRAS DICAS PARA O BOM FUNCIONAMENTO DO SEU INTESTINO:

Frutas:

Abacate;ameixa;amora;caqui;frutas cítricas;figo cru;goiaba;maçã;morango;pêra e manga

Cereais:

Farelo de cereais;aveia integral;arroz integral;farinha de soja;amendoim;amêndoas;castanha do Pará;castanha de caju;pinhão.

Verduras e legumes:

Alcachofra;abóbora;beterraba(raiz e folhas);brócolis;berinjela;couve;couve-flor;cebola;ervilha;espinafre;feijão;lentilha;cenoura;milho verde;mostarda;nabo(raiz e folhas);pimentão;rabanete;salsa;vagem e soja em grão.